Previdência É PROTEÇÃO SOCIAL. É preciso honrar aqueles que vieram antes de nós. Assista ao vídeo.

O economista Eduardo Moreira, neste vídeo, reforça algo que tem sido esquecido por aqueles que ‘pensam’ a reforma da previdência: a previdência foi criada para proteger o cidadão, para proteger a vida…

…portanto, a dita ‘reforma’ deve, sobretudo, garantir que essa proteção social permaneça.

Como bem lembra Moreira  as discussões em torno desse assunto têm sido feitas visando somente manter os  privilégios da classe dominante (ver a matéria sobre a aposentadoria do ex-senador Romero Jucá) , enquanto se discute isenção fiscal para montadoras de veículos, donos do agronegócio etc. o cidadão comum é visto como sendo o ‘causador’ do rombo da previdência.

 

Em outro trecho do vídeo ele pergunta: “Quantas pessoas acima dos 50 anos ou 60 anos que foram demitidas estão conseguindo arrumar emprego?”

Sobre a necessidade de se valorizar o trabalho realizado por todos os cidadãos mais velhos, ele lembra algo bastante simples que talvez por isso, seja esquecido com grande facilidade nessa nossa época de valorização extrema da juventude: 

Tudo o que você vê foi feito por alguém que viveu antes de você, só está aqui porque alguém mais velho preparou o terreno. Ah, mas esse aplicativo foi criado por um garoto de 21 anos. E o sinal é transmitido pelo quê? E a infra-estrutura que existe para que esse garoto possa estar aí despontando, quem foi que fez? Foram as pessoas que vieram antes, que merecem todo nosso respeito, merecem ser honradas e protegidas”.

Vale a pena assistir ao vídeo pois oferece uma visão simples de algo que tem sido ‘vendido’ como complexo e mera questão de ‘cortar gastos’: a reforma da previdência.

imagem de abertura: Jakson Ciceri/O SUL

Deixe um comentário