Pesquisa oferece tratamento para pessoas (65+) de todo o Brasil que tenham dor lombar crônica

Posted by

Estudo é realizado pela parceria entre a UFSCar e a Unisuam, do Rio de Janeiro

 

Uma pesquisa de doutorado está oferecendo teleatendimento para idosos de todo o Brasil que tenham dor lombar crônica. O estudo, realizado pela parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Centro Universitário Augusto Mota (Unisuam), do Rio de Janeiro, é desenvolvido pela doutoranda em Ciências da Reabilitação da Unisuam Jessica Fernandez, sob orientação de Ney Meziat, docente do centro universitário, e Karina Gramani Say, professora do Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar.

A dor lombar crônica é um problema de saúde pública que acomete milhões de indivíduos em todo mundo e é uma das principais causas de anos vividos com incapacidade. De acordo com a pesquisadora, o objetivo do estudo é avaliar a eficácia da Terapia Cognitivo Funcional (TCF) comparada ao Pilates, que já se mostrou eficaz em outros estudos. A TCF é uma abordagem biopsicossocial que possui um raciocínio clínico que considera a interação de múltiplos fatores (físicos, cognitivos, emocionais, sociais e de estilo de vida) e seu principal foco é restaurar a função e diminuir incapacidade e dor relacionadas à coluna lombar.

Durante a pandemia de Covid-19, em foi necessário um período de isolamento social, a modalidade de teleatendimento tornou-se popular, porém, há poucas pesquisas até o presente momento. A expectativa da pesquisa é que a possibilidade de ofertar cuidado por teleatendimento em grupo para idosos portadores de dor lombar crônica seja real e possa ser replicada em outros domínios, como, por exemplo, em serviços de saúde pública.

Para realizar o estudo, estão sendo convidados voluntários, homens ou mulheres, a partir de 65 anos, que tenham dor localizada na região lombar há mais de três meses e que tenham acesso à Internet. Os atendimentos são realizados uma vez na semana, através da plataforma Zoom, com duração de uma hora, em grupos de cinco participantes, sendo no mínimo de seis sessões e no máximo de 10 sessões. Interessados em participar da pesquisa podem ser de qualquer região do Brasil e devem se inscrever por este formulário eletrônico (https://bit.ly/40NMeUj). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Unisuam (Número: 5.098.160). (FONTE UFSCAR/imagem não creditada)

Portal Plena Gente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional.   Compartilhe nossas publicações. Comente, curta!  Nós agradecemos!

Portal Plena Gente+

Deixe um comentário