Programação de abril da Japan House São Paulo é dedicada a obras literárias

Posted by

Com atividades gratuitas presenciais e online, a instituição destaca as exposições em cartaz, além de mangás, romances e histórias infantis

 Na segunda quinzena de abril, a Japan House São Paulo oferece uma programação gratuita e variada, tanto no ambiente virtual como em sua sede, na Avenida Paulista. Além de visitas mediadas às exposições em cartaz [ím]pares e Wave – Novas correntes das artes gráficas japonesas, a instituição ainda promove Ciclo de Mangá e Contação de Livro Infantil sobre obras inéditas dos artistas Yuichi Yokoyama e tupera tupera respectivamente, que compõem a mostra Wave, que ocupa o segundo andar da instituição com trabalhos de 55 artistas das artes gráficas nipônicas. Já no fim do mês, é realizada mais uma edição do Clube de Leitura sobre o livro O fuzil de caça, de Yasushi Inoue, um drama do período pós-guerra japonês.

Durante as visitas mediadas, livres e gratuitas, nos dias 13, 20, 22, 27 e 29 de abril, às 11h30, a equipe do educativo da JHSP apresenta a exposição Wave – Novas Correntes das Artes Gráficas Japonesas, promovendo diálogos e trocas de experiências entre os participantes e a cultura japonesa. Já nos dias 13, 20, 22, 27 e 29 de abril, às 15h, é a vez do público conhecer os detalhes e os designs contemporâneos de joias japonesas na mostra [ím]pares.

Para quem se interessa pela arte dos quadrinhos japoneses, no sábado (23 de abril), acontece o Ciclo de Mangá, a partir das 17h, na plataforma do ZOOM. O bate-papo traz como tema principal o mangá Garden, de Yuichi Yokoyama, artista cuja obra A Sala do Mapa-múndi está presente na exposição Wave – Novas correntes das artes gráficas japonesas. O evento online abordará o trabalho experimental do autor, ainda não publicado no Brasil, que mescla cenários geométricos, onomatopeias e personagens peculiares em uma narrativa visual única, representando o tempo e o espaço. A história gira em torno de um grupo de amigos que tentam entrar em um jardim escondido por um muro, e que descobrem se tratar, na verdade, de um país das maravilhas mecânico e distorcido, uma reflexão sobre como os seres humanos vivem em meio às máquinas. O link de acesso será divulgado na semana do evento, no site da Japan House São Paulo.

Ainda no meio literário, no domingo (24), às 11h30 e às 14h30, a instituição promove a Contação do livro infantil “Balneário Panda”, para apresentar a cultura dos banhos públicos japoneses retratada no livro infantil da dupla nipônica tupera tupera, também presente na exposição Wave. A atriz Andrea Rubinstein (Andi), que já apresentou espetáculos autorais e sob encomenda por todo o mundo, além de ganhar diversos prêmios de teatro e animação em festivais da Europa, conduzirá a história acompanhada do músico e co-fundador do Núcleo Barbatuques de teatro, André Hosoi, que já se apresentou por todo o Brasil com grandes nomes da música nacional. O evento presencial é recomendado para crianças entre 4 e 12 anos, com participação mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade.

Para encerrar o mês, o Clube de Leitura da Japan House SP, em parceria com a revista Quatro Cinco Um, discute sobre o livro O fuzil de caça, do autor japonês que acaba de ser traduzido para o português, Yasushi Inoue, no dia 28 de abril, às 19h. O título tema do evento online, transmitido gratuitamente pelo ZOOM, retrata o período pós-guerra no Japão, além de questões consideradas tabus anteriormente e que vieram à tona na sociedade nipônica. A trama acompanha um caso de amor extraconjugal, contado de maneira inusitada através de vários narradores e cartas, imprimindo alta tensão emocional ao enredo. O encontro será mediado pela Diretora Cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen, e pelo editor da revista Quatro Cinco Um, Paulo Werneck. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia pelo site da Japan House São Paulo e aguardar as instruções por e-mail.

Visitas Mediadas (presencial)
Exposição Wave – Novas correntes das artes gráficas japonesas
Datas: dias 13, 20, 22, 27 e 29 de abril
Horário: 11h30
Duração: 40 minutos cada
Participação livre e gratuita

Exposição [ím]pares (presencial)
Datas: 13, 20, 22, 27 e 29 de abril
Horário: 15h
Duração: 40 minutos cada
Participação livre e gratuita

Ciclo de Mangá (online)
Garden, de Yuichi Yokoyama
Quando: 23 de abril (sábado), às 17h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: livre
Transmissão online e gratuita. *O link de acesso é divulgado na semana do evento no site da Japan House São Paulo (www.japanhousesp.com.br/eventos)

Contação do livro infantil “Balneário Panda” (presencial)
Data: 24 de abril (domingo)
Horários: 11h30 e 14h30
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: livre
Gratuito. Participação mediante retirada de senhas na recepção 30 minutos antes de cada sessão

Clube de Leitura da Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um (online)
O Fuzil de Caça, de Yasushi Inoue
Data: 28 de abril
Horário: 19h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: livre
Transmissão online e gratuita. Inscrições pelo site da Japan House São Paulo
Cupom JHSP+451: 25% de desconto na compra do livro físico “O fuzil de caça” (válido até 30/4/22, 23h55) nas lojas da Companhia das Letras (www.companhiadasletras.com.br). O cupom não é cumulativo a outras promoções já disponíveis no site. O desconto não será aplicado ao valor do frete. O cupom é intransferível, válido para um uso por CPF.

Serviço:
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Entrada gratuita. Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ As exposições contam com recursos de acessibilidade.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.

fonte: assessoria de imprensa

 

 

 

Deixe um comentário