SP Invisível, que realiza ceias de Natal para mais de 5 mil pessoas em situação de rua na cidade de SP, lança campanha para arrecadar doações

Posted by

Última ação no Natal 2023 será realizada em parceria com o Padre Júlio Lancelotti no dia 23 de dezembro, para mais de 1000 pessoas

 Em sua oitava edição, o Natal Invisível da ONG SP Invisível conta com uma turma de voluntários para espalhar a alegria, a esperança e o amor do Natal pelas ruas da capital paulista. Entre os meses de novembro e dezembro, a ONG oferece 15 ceias de Natal para pessoas em situação de rua, com a expectativa de entregar mais de 10 mil refeições e atender mais de 5 mil pessoas neste ano.

Para angariar doações financeiras para essa iniciativa social, os publicitários Fernando Duarte e Henrique Del Lama criaram uma campanha publicitária que tem filme produzido pela Café Royal e direção de cena de Georgia Guerra-Peixe, a Joca. A produção de som é da equipe da Jamute Áudio, com produção executiva de som assinada por James Feeler. Assista ao filme clicando aqui.

“Nosso objetivo é levar acolhimento e celebração para quem não tem a oportunidade de vivenciar isso junto às suas famílias. Para isso, criamos um momento com comida de qualidade, escuta ativa e tudo aquilo que uma verdadeira família deve fazer. Mais uma vez, queremos tirar as pessoas em situação de rua da invisibilidade”, conta André Soler, CEO da SP Invisível.

Para fechar as ações em clima de celebração, a última ceia da SP Invisível será feita em conjunto com o Padre Júlio Lancelotti, levando alimento e acolhimento para mais de mil pessoas em situação de rua. Essa grande ceia será realizada na Mooca, em frente a paróquia do Padre.

Para participar voluntariamente, basta entrar em contato com a SP Invisível pelo site spinvisivel.org ou redes sociais, e acompanhar o cronograma das ações.

As ceias são pensadas exclusivamente para levar dignidade para as pessoas em situação de rua e tem como diferencial a magia de proporcionar uma experiência completa do Natal. “A gente se preocupa com cada detalhe, atendemos as pessoas em mesas, com uma ceia farta regada a muitos enfeites e música”, complementa André.

Para contribuir com a campanha, a organização recebe doações de qualquer valor também pelo site Natal Invisível | INSTITUTO SP INVISIVEL.

Um ano de cuidados

Ao longo de todo o ano, a SP Invisível está três vezes por semana combatendo a fome, a insegurança alimentar, o frio, e demais desafios que acompanham as pessoas em situação de rua, por meio de ações de entrega de alimentos, moletons, entre outros itens. A ONG terminará o ano na marca de 50 mil refeições entregues nas ruas, além de mais de 30 mil garrafas ou copos descartáveis de água doadas e 150 mil kits de higiene entregues, incluindo também absorventes para pessoas que menstruam.

“Nossas ações de entrega de alimento, moletons, água e kits de higiene são importantes para supri-los com esses itens básicos, que são essenciais para o dia a dia. Mas além disso, a cada item que nós levamos para essas pessoas, nós acreditamos que estamos levando também esperança e o ideal de um recomeço. Nossa ideia é romper a invisibilidade e fazer com que essas pessoas não se sintam sozinhas”, conta André Soler.

Para além da assistência, a SP Invisível também promove experiências para garantir acesso ao lazer, à autoestima e demais bens que são essenciais para todos os seres humanos. Com isso, nos meses de março e maio, a ONG levou pessoas em situação de rua para curtirem o show do Coldplay em São Paulo e convidou um grupo de mulheres trans em situação de vulnerabilidade social para assistir ao filme da Barbie. No inverno, realizou uma Festa Junina embaixo de um viaduto, um jantar especial com direito à fondue nas ruas e a entrega de um kit de moletom personalizado, que aqueceu mais de 7 mil pessoas.

A ONG também levou pessoas em situação de rua para assistirem ao filme da Barbie. Imagem divulgação

Em abril, a organização expandiu seu olhar para o âmbito da assistência social com o lançamento da Jornada da Emancipação, uma capacitação profissional para pessoas em situação de rua focada em empregabilidade, que já empregou diversas pessoas com mais de três meses estáveis no emprego.

Aluno da Jornada da Emancipação durante aula de gastronomia | Divulgação

Com uma equipe multidisciplinar e acompanhamento psicossocial em todas as etapas, o curso conta com o apoio de centros de acolhida e funciona por meio de capacitações e oficinas pedagógicas, que ocorrem 3 vezes por semana, durante dois meses. Pouco antes do fim do curso, a SP Invisível atua no processo de empregabilidade, fazendo a busca de empresas que possam se interessar pelo perfil dos alunos, além de oferecer todo o suporte para que eles consigam atuar na vaga, como documentação necessária, entre outras necessidades.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 281.000 pessoas estão em situação de rua no Brasil, destas, 31.889 destas em São Paulo e 38% chegaram a esta situação durante a pandemia. A ONG salienta que a população em situação de rua é um grupo heterogêneo que tem em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados, a inexistência de moradia convencional regular e que utiliza as ruas e espaços públicos como espaço de moradia e sustento.

Sobre a SP Invisível

Criada em 2014, a SP Invisível é uma organização da sociedade civil que trabalha para transformar a realidade da população de rua a partir das histórias de cada esquina de São Paulo.  O cuidado está presente em nossos três pilares de atuação: conscientização sobre a realidade da população em situação de rua; assistencialismo para combater as inseguranças da rua; e assistência social para viabilizar inclusão produtiva através da nossa iniciativa de capacitação e empregabilidade. “Nós ouvimos as pessoas em situação de rua, contamos suas histórias e promovemos autonomia para que novas realidades sejam possíveis”. Veja o perfil da SP Invisível no Instagram e visite o site da ONG. (imagem de abertura SP Invisível)

Portal Plena Gente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional.   Compartilhe nossas publicações. Comente, curta!  Nós agradecemos!

Portal Plena Gente+

Deixe um comentário