ALERTA: Um em cada cinco idosos internados por gripe morreu em 2024

Posted by

Presidente da alerta SBGG-SP alerta para importância da imunização entre as pessoas 60+

 

 Dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelam um cenário preocupante: em 2024, um em cada cinco idosos internados por complicações da gripe no Brasil morreu. A taxa de letalidade entre pessoas com 60 anos ou mais foi de 21,3%, segundo o Boletim Epidemiológico da pasta. Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo (SBGG-SP) faz um alerta para a importância da vacinação e da vigilância em saúde para o envelhecimento seguro.

“Esse número escancara a vulnerabilidade da população idosa diante de doenças que, muitas vezes, são subestimadas”, afirma a Dra. Rosmary Arias, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo. “A gripe não é uma doença leve para quem envelheceu. Pode evoluir com rapidez e levar a quadros graves, principalmente em pessoas com outras condições de saúde associadas.”

Segundo o boletim, entre os 3.308 idosos hospitalizados por influenza em 2024, 707 morreram. A taxa de mortalidade foi mais alta entre os idosos, enquanto a população geral apresentou letalidade de 9,1%. Além disso, dos 1.473 óbitos confirmados por gripe ao longo do ano, 59% ocorreram entre pessoas com 60 anos ou mais.

“Os dados mostram que precisamos falar sobre prevenção de forma mais contundente. A vacinação contra a gripe salva vidas, especialmente entre os mais velhos, e precisa ser uma prioridade de saúde pública e também familiar”, acrescenta a Dra. Rosmary.

Apesar do risco elevado, a cobertura vacinal contra a gripe no público idoso ficou abaixo da meta de 90% em 2024. A SBGG-SP reforça que a vacina é segura, gratuita pelo SUS e atualizada anualmente para combater as cepas em circulação. O imunizante é recomendado para todas as pessoas a partir dos 60 anos.

“Envelhecer com saúde envolve acesso a cuidados, informação e políticas públicas eficazes. Mas também depende do engajamento das famílias e da sociedade para garantir que o idoso esteja protegido”, diz a presidente da SBGG-SP.

A entidade também destaca a importância da vigilância contínua em instituições de longa permanência e serviços de saúde, além da atualização do calendário vacinal, incluindo a proteção contra outras doenças respiratórias, como a Covid-19 e o pneumococo.

Para a SBGG-SP, a década do envelhecimento saudável – declarada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) – exige ações concretas e urgentes. “É preciso enxergar o envelhecimento como prioridade. E isso começa com medidas simples, como a vacinação anual contra a gripe”, conclui a Dra. Rosmary Arias.

Em São Paulo, a campanha de vacinação contra a gripe começou de forma antecipada no último dia 25 de março, priorizando idosos e outros grupos vulneráveis. A mobilização nacional será iniciada oficialmente em 7 de abril, com foco na prevenção de casos graves e óbitos. A SBGG-SP reforça a importância de aproveitar esse período para garantir a imunização o quanto antes.

Se você gosta do nosso trabalho  compartilhe e comente nosso trabalho.  Você também nos fortalece quando curte o PortalPlenaGente+ nas redes sociais!  A gente agradece!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *