Voluntárias passarão por avaliação física e farão exames gratuitamente, em São Paulo; pesquisa vai avaliar os efeitos de uma sessão de exercício.
Jornal da USP
Um estudo de mestrado da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, recruta mulheres em período pré-menopausa para participar de uma pesquisa. O objetivo é avaliar os efeitos de uma sessão de exercício aeróbio na pressão arterial de voluntárias hipertensas e com artrite reumatoide.
As selecionadas deverão comparecer durante três dias no Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (Lacre), localizado no 4º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas da FMUSP – Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Cerqueira César, São Paulo-SP.
No primeiro dia, será realizado teste ergoespirométrico (alia o teste ergométrico à análise da respiração do paciente). Nos outros dois dias, serão realizadas sessões de exercício com avaliação da pressão arterial em repouso e durante algumas atividades.
A pesquisadora responsável é a estudante Tatiane Luna, sob orientação do professor Tiago Peçanha da FMUSP. Interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 97725-2338 ou e-mail tatianeluna94@gmail.com.
(imagem de abertura rawpixel – pixabay)