Protegendo sua casa do coronavírus – Veja o passo a passo

O estágio atual mundial representado pela contaminação global do vírus SARCov-2 , agente causador da COVID-19,  expõe  o mundo a uma nova realidade  e precisamos, sobretudo, saber como cuidar das nossas casas para que possamos nos proteger.

Veja a orientação dada pelo biomédico Roberto Martins Figueiredo, popularmente conhecido como Dr. Bactéria.


Casas 

Entrada – escolha um capacho de vinil  que deve ser lavado semanalmente, impregnado com uma solução clorada (03 colheres de água sanitária por litro de água). Ao lado dela, coloque um pano de chão para  enxugar o sapato. A razão se deve à  eliminação de contaminantes vindos da rua para dentro de casa, por isso, a ação física do capacho já reduziria cerca de 85% da contaminação. O cloro já eliminaria, em cerca de 1 minuto, a atividade do SARSCov-2.

Esta ação seria semelhante à função de pedilúvios existentes na entrada de indústrias de alimentos ou para adentrar  piscinas públicas. Um local com álcool gel para desinfecção, na palma da mão, de objetos como anéis, alianças e chaves. A pessoa deverá se dirigir até a pia, onde lavará com água e sabão (abundantes e corretamente) as mãos.

No caso da presença de doentes, com sintomas leves, que sejam orientados para permanecer em casa e não em hospitais, estas devem  ficar isoladas dos  outros moradores.  Neste caso, o uso de utensílios descartáveis (copos, talheres, pratos) é o mais recomendável,  pois não exporia outras pessoas no momento da lavagem.

No caso de homens, caso tenham barbas, é preciso retirá-la; já as mulheres não devem usar batom ou esmalte, pois há indícios de que tais hábitos agravam a contaminação.

Após a alimentação do doente,  os materiais utilizados por ele, devem ser acondicionados em um saco de lixo. Também é preciso aspergir a solução clorada  (seguindo as medidas citadas) na partes interna e externa do lixo; deixá-lo na porta para que seja recolhido por outro morador  usando  luvas e máscara. Este lixo, antes do  descarte (dentro de um recipiente próprio, com saco), deverá ser submetido a uma nova aspersão com solução clorada e, somente depois, deve ser desprezado.

Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria/foto divulgação.

Recomenda-se também a limpeza da casa com um pano embebido com solução clorada, no piso (rodos, panos, baldes, água sanitária deverão estar próximos a ela) e demais objetos utilizados pelo doente.
Outras pessoas encarregadas da limpeza do banheiro e do próprio quarto ou local de quarentena deverão usar luvas, máscara, aventais (se possível descartáveis) e proceder a todos os processos de higiene normais: lavagem das mãos, banho (inclusive, com lavagem dos cabelos e não utilização de anéis e outros adornos).

As roupas de cama e do doente poderão ser lavadas normalmente na máquina e não é preciso separá-las das  roupas de outras pessoas não doentes; basta usar  água e sabão em abundância, adicionando ainda  uma xícara de bicarbonato. Após a secagem, recomenda-se  passar a ferro bem quente.

fonte: assessoria de imprensa

Deixe um comentário