Precisamos abordar a velhice de forma mais lúcida e séria: este é o grande desafio que temos.
E hoje, Dia do Internacional do Idoso, é o momento certo para mudarmos essa postura. Vamos tentar?
Em 2019, o total de gastos da chamada ‘terceira idade’ com consumo foi de R$ 1,6 trilhão de reais, isto é, 22% do PIB brasileiro.
O número de mulheres, com mais de 60 anos, que se prostituem para garantir renda familiar também cresce ano após ano. Mulheres que trabalharam toda vida como empregadas domésticas, faxineiras etc. e ficaram sem lugar no mercado de trabalho.
https://portalplena.com/vamos-discutir/as-velhas-prostitutas-do-jardim-da-luz/
O mercado de trabalho, por preconceito, quase não contrata pessoas com mais de 50 anos.
https://portalplena.com/vamos-discutir/brasil-6-0-despertar-ou-pesadelo/
Endemia à vista
Há no Brasil mais de 1,5 milhão de pessoas acometidas com alguma demência causada pelo envelhecimento, Mal de Alzheimer, por exemplo. A cada ano, mais de 150 mil casos novos são diagnosticados. Tal fenômeno poderá se transformar em endemia.
Estas demências podem ser diagnosticadas precocemente e seus efeitos retardados e mitigados, quando se mantém o cérebro ativo, tornando melhor a vida do paciente e de sua família. Este assunto não faz parte das políticas de saúde pública.
Além do paciente, o cuidador familiar também precisa de apoio e orientação. Vale lembrar, que a maior parte das pessoas acometidas por alguma demência da senilidade, é assistida por algum familiar em razão da falta de renda para contratação de um profissional.