Parceria entre startups oferece cursos de capacitação para 50+. Veja como participar

Posted by

Iniciativa prevê a oferta de 200 bolsas de estudo profissionalizantes.

A Labora, primeira HRTech a fomentar a inclusão do público 50+ no mercado de trabalho, e o Descomplica, uma das principais EdTechs do País, unem-se para gerar capacitação e empregabilidade ao público sênior brasileiro.

A parceria conta com duas ações separadas, mas que possuem um único propósito: preparar novos talentos para os desafios de negócios das empresas, a partir da geração de oportunidades de trabalho para a inclusão da geração 50+ no mercado. Ambas iniciativas buscam o reskilling (ensinar e aprender novas habilidades para que se possa fazer um trabalho diferente) e upskilling (ensinar e aprender novas competências a trabalhadores a partir de suas funções atuais). Ou seja: desenvolver e aprimorar novas competências e habilidades em um público que já possui uma grande experiência profissional e pode colaborar com as empresas em novos contextos.

A primeira iniciativa oferece bolsas de estudo em um curso de curta duração na área de CX (Customer Experience – Experiência do cliente), uma das áreas que mais cresce nas empresas atualmente e que demanda talentos qualificados.

A segunda iniciativa visa conceder bolsas para uma segunda graduação no curso de Recursos Humanos, além de empregar esse público em um modelo de “Estágio Sênior”, uma solução ainda pouco empregada no Brasil, visando o recomeço em novas oportunidades profissionais.

Longevidade cada vez mais alta X obstáculos de empregabilidade

De acordo com o IBGE, ¼ da população brasileira tem 50 anos ou mais, um contingente de mais de 50 milhões de pessoas, e a expectativa é que até 2050 esse número dobre. Embora o aumento da expectativa de vida seja um fator global, efeito dos avanços na saúde nas últimas décadas, o público sênior enfrenta diversos obstáculos para se manter ou se recolocar no mercado profissional, entre eles a idade, a falta de capacitação ou o próprio preconceito no mercado de trabalho.

Marco Fisbhen, CEO do Descomplica, acrescenta: “O mercado dos 50+ é frequentemente colocado de lado na maioria das empresas, o que é um erro, pois as companhias estão perdendo profissionais experientes, com vivência e potencial para agregar muito ao negócio delas. Parcerias como esta com a Labora são muito importantes para mostrar que, com a atualização e preparação corretas, esses profissionais podem retornar ao mercado.”

Bolsas de Estudos – Customer Experience para geração 50+

Serão ofertadas 200 bolsas profissionalizantes para um curso de curta duração na área de CX (Customer Experience, ou Experiência do Cliente), uma das áreas mais demandadas no presente para a atualização de profissionais no mercado de trabalho.

Pesquisa recente realizada pela consultoria americana Gartner com gestores da área da CX apontou que 74% dos entrevistados esperavam um orçamento maior para o ano de 2020, ante 47% em 2017. Debruçada sobre o mesmo período, de 2017 a 2020, a Indeed, uma plataforma de contratação presente em 70 países), apontou que a demanda por profissionais de CX, aumentou em mais de 150% de janeiro a janeiro, dentro da janela de três anos.

O curso tem carga horária de 10h e os interessados devem se inscrever pelo link .

Programa Power Up: estágio Sênior

A segunda ação é o programa Power Up, que viabiliza a demanda de empresas por talentos experientes em posições de entrada e promove a reinvenção de talentos 50+ em novas carreiras. A partir do programa Power Up, programas como de estágio ou trainee para talentos 50+ são colocados em prática, trazendo uma diversidade de olhares à resolução de desafios da empresa, fomentando equipes intergeracionais. É comprovado que a integração intergeracional gera aprendizado mútuo, maior produtividade e equilíbrio emocional dentro das equipes, com base numa mistura de confiança e experiência.

Nesse sentido, a partir do desenho desses programas, talentos são selecionados para atuação em oportunidades de trabalho, e, ao mesmo tempo, beneficiados com bolsas para uma segunda graduação, em cursos oferecidos pelo Descomplica e pagos pelas empresas contratantes. Dessa forma, os talentos 50+ são incluídos no mercado de trabalho, têm a oportunidade de se reinventarem em novas oportunidades, além de desenvolverem novas habilidades e se prepararem para solucionar desafios dos negócios em que estão inseridos.

Para ter acesso às oportunidades, os talentos 50+ devem se inscrever na comunidade da Labora, pelo link .

Benefícios da inclusão geracional nas empresas

“Produtividade operacional e de clima, aumento no faturamento, são só alguns dos benefícios da inclusão geracional nas empresas . É fundamental para empresas que desejem continuar crescendo e inovando abrirem espaço para o público 50+. E a demanda por profissionais em equipes de Experiência do Cliente é enorme, as empresas precisam abrir espaço para todos.”, diz Sergio Serapião, CEO da Labora.

Dados levantados pelo Aging Center, hub de estudos da Universidade de Columbia, apontam os talentos seniores como facilitadores de papel relevante no treinamento das gerações futuras. Além disso, a Associação Americana de Pessoas Aposentadas (American Association of Retired Persons) – AARP, lançou um estudo em 2017 onde 77% dos respondentes mais jovens, integrantes de equipes intergeracionais, afirmaram valorizar a experiência e as habilidades dos colegas 50+ como mentores. Na mesma pesquisa, 69% apontaram ganhos de produtividade em equipes intergeracionais.Nos quesitos resultados operacionais e gestão para as empresas, é comprovado que equipes diversas aumentam em duas vezes a velocidade em processos de decisão, enquanto equipes intergeracionais tendem a chegar em melhores soluções em 80% dos casos, se comparadas com equipes sem essa diversidade.

Sobre as empresas

Labora

A Labora é uma startup que atua para fomentar a inclusão das diversidades nas empresas, com escala e a partir de tecnologia. Hoje, focados principalmente no público 50+, formamos uma comunidade de mais de 18.000 seniores, como chamamos aqui os talentos 50+.

A partir da nossa tecnologia, conectamos as competências mapeadas e desenvolvidas na nossa comunidade, aos desafios de negócios da sua empresa, com agilidade, inclusão em escala e inteligência nos resultados. Garantimos a contratação sem viés inconsciente.

A Labora é uma empresa de impacto social, certificada internacionalmente pelo B-Lab. E recebeu o reconhecimento de “The Best For The World 2019” como uma das empresas de maior impacto social dentre aquelas já certificadas.

Descomplica

Fundado em 2011, o Descomplica tem a missão de democratizar o acesso à educação em todas as fases da vida. A startup, que atua com um modelo 100% online, oferece cursos preparatórios para Enem e vestibulares, além de graduação e pós-graduação – estas por meio da Faculdade Descomplica. Alcançando 5 milhões de usuários por mês em todas as plataformas, o Descomplica é responsável pela educação da maioria do público que se prepara para o Enem no Brasil.

Em 2020 a empresa foi anunciada como uma das “Tech Pioneers” do Fórum Econômico Mundial, um reconhecimento global a companhias baseadas em tecnologias que estejam entre o estágio inicial e de crescimento. As empresas são consideradas startups promissoras e se encontram no chamado “scale-ups”, definição dada a companhias que crescem pelo menos 20% ao ano. São empresas no front da inovação tecnológica e de seus negócios.

Também no ano passado, a startup foi anunciada como uma das 100 Startups to Watch 2020, prêmio que leva em consideração startups inovadoras, altamente escaláveis e que merecem a atenção de investidores, aceleradoras, governos e grandes empresas.

fonte: assessoria de imprensa/<a href=’https://www.freepik.com/photos/pen’>Pen photo created by gpointstudio – www.freepik.com</a>

Deixe um comentário