Carolina Herrera e sua visão limitada da velhice

Posted by

Há alguns dias fomos surpreendidos pela seguinte observação da muito aclamada, famosa e chique estilista venezuelana, Carolina Herrera…

Do alto da sua sofisticação absoluta e ímpar, ela veio nos dizer que “uma mulher deve envelhecer graciosamente e não tentar aparentar uma idade que não tem, ou ficará ridícula. Vejo muitas mulheres na rua e por trás ficam lindas com seus cabelos longos e saias curtas. Mas quando elas se viram, ahhhh, elas são velhas!”

Ela também falou que  “as mulheres mais velhas não devem usar minissaias, biquínis ou jeans, pois “não têm idade” para isso. Também disse que prefere cabelos curtos pois não acha que cabelos abaixo dos ombros fique bom em mulheres acima dos 40 e etc.

Pois é, ela disse tanta coisa que realmente, nem sabemos por onde começamos a analisar falas tão carregadas de preconceito.

Quer dizer que depois dos 40 não fica bem que uma mulher tenha cabelos longos? Ela também não pode usar minissaia nem biquíni? Talvez devesse usar burca? Se esconder talvez fosse ainda melhor? Nem sair de casa e ficar em um quarto escuro talvez fosse altamente recomendável?

Afinal, para quê exibir por aí o passar do tempo estampado em suas rugas, na flacidez na pele, na branquitude dos cabelos …

Escondamos os velhos, portanto! E ai daqueles que ousarem sair por aí oferecendo ao mundo suas velhices…

Vocês percebem o quanto falas como a de Carolina Herrera são extremamente cruéis? O quanto, apesar de sua elegância e sofisticação, ela NÃO CONSEGUE aceitar sua própria velhice? E ao fazer isso (não se aceitar) ela tenta criar um ‘padrão’ para que as mulheres envelheçam dentro do que ela considera permitido e aceitável, segundo (obviamente) o seu próprio padrão raso e limitado?

Vejam: como se não bastasse todo o preconceito que já existe e transborda em relação aos idosos mundo afora, em todas as áreas _ familiares; profissionais etc. e etc. e etc. _ uma pessoa tão famosa usa sua fama e o poder de sua opinião para destilar ainda mais preconceito contra os idosos, faixa etária da qual, aliás, ela faz parte.

Realmente! Alguém precisa/deveria avisar para a Carolina Herrera que cada mulher desse nosso planeta, envelhece como pode e como quer! Que cortem os cabelos ou os deixem longos; que usem camisas brancas com jeans estilosos; que queiram ir à praia usando sim, biquínis, e não maiôs; que usem cabelos longos ou médios, que os pintem ou deixem grisalhos…

Mas que sejam _ ou ao menos tentem ser _  minimamente felizes! É isso, sim, que importa!

Desculpe Carolina Herrera, mas cada mulher envelhece como pode, mas, sobretudo, como quer!

A liberdade pessoal, esse ‘acessório’ tão importante para nos manter vivas, deve e precisa ultrapassar qualquer (mesmo) padrão que se queira impor… ainda que você seja tão chique, sofisticada e elegante com seus cabelos devidamente curtos e suas camisas sempre tão alinhadas, você demonstrou que, em matéria de aceitação (sua  dos seus iguais), é bem brega e ultrapassada.

Para terminar: em matéria de celebridades e opiniões rasas e limitadas sobre a velhice, sou muito mais a nossa famosa brasileira Betty Faria, que tem brigado pelo simples direito de ir à praia de biquíni!

Um comentário

  1. Certo dia li em alguma matéria por aí que a Sra. Cocô Chanel tambem disse que mulher velha nao deveria usar jeans. Pois, tenho 61 anos, aparento bem menos, sem nenhum esforço para isso; amo jeans; uso jeans, ténis superstar, converse e tudo que me sinto bem. E, dane-se a opinião dessas pseudo-entedidas-de-tudo sobre moda.

Deixe um comentário