RETRATO DA DESIGUALDADE NO BRASIL: A ETERNA ESCRAVIDÃO

Zumbi e Dandara Palmares são símbolos da luta contra o racismo e a exploração

 

Wanderley Parizotto**

NEGROS E PARDOS REPRESENTAM 54% DA POPULAÇÃO– IBGE

 

Crédito: Pambazuka.org

 

IPEA: renda dos negros ainda é cerca de duas vezes menor que a dos brancos

 

Fonte: IPEA

 

 

Segundo o IBGE, em média, os brancos vivem 73 anos, já os negros têm expectativa de vida de 67 anos.  75% dos homicídios no Brasil são praticados contra negros ( Atlas da Violência -IPEA– 2019).

 

Imagem- EBC

 

ELAS FORAM IMPEDIDAS DE ENVELHECER

 

 Ágatha Félix, oito anos, morta com um tiro de fuzil nas costas, no Complexo do Alemão; Kauê Ribeiro dos Santos, doze anos, assassinado com um tiro na cabeça, no Complexo do Chapadão; Kauan Rosário, onze anos, assassinado em Bangu; Jenifer Cilene Gomes, onze anos, assassinada na porta de casa; Kauan Peixoto, doze anos, baleado, em março, na comunidade da Chatuba, quando saiu de casa para comprar um lanche; e Ketellen Umbelino de Oliveira Gomes, cinco anos, morta com um tiro no Realengo.

 

 CRIANÇAS NEGRAS E POBRES ASSASSINADAS ESTE ANO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

EDUCAÇÃO

A taxa de analfabetismo é mais que o dobro entre pretos e pardos (9,9%) do que entre brancos (4,2%), de acordo com a PNAD Contínua de 2016.

ENSINO SUPERIOR –  De acordo com a PNAD Contínua de 2017, a porcentagem de brancos com 25 anos ou mais que tem ensino superior completo é de 22,9%. É mais que o dobro da porcentagem de pretos e pardos com diploma: 9,3%.

 

fonte – IBGE

 

Imagem – Palavra Livre

 

** Economista, criador deste portal.

Deixe um comentário