Objetivo é oferecer às pessoas uma opção para cuidar da saúde mental nesta fase de confinamento.
Augusto Cury, o autor mais lido no Brasil nas últimas duas décadas; a Escola da Inteligência, e a Ubook, plataforma de audiotainment por streaming da América Latina, estão liberando, gratuitamente, por trinta dias, o audiolivro do best-seller Ansiedade. A campanha tem validade para todo o mês de maio.
Considerada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, a ansiedade acomete grande parte da população mundial. E, neste período de confinamento mundial em razão desta pandemia causada pela Covid-19, a ansiedade está se expandindo e cuidar da saúde mental é fundamental.
“Nesses tempos de coronavírus, a ansiedade, capitaneada por sintomas tais como, sofrimento por antecipação, acordar cansado, baixo limiar para suportar frustrações, irritabilidade, dor de cabeça e dores musculares, tem afetado, inclusive, pessoas resilientes ou com baixo nível de estresse! É neste sentido que criamos esta campanha preventiva, para ensinar como pais, filhos e profissionais de todas as áreas podem aprender técnicas de gerenciamento da emoção e desenvolvimento de relações saudáveis”, explica Dr. Cury.
Dividido em 15 capítulos, a obra, que tem duração total de três horas e 26 minutos, busca ensinar como funciona a mente humana e dá dicas sobre como controlar os sentimentos. O audiolivro é narrado por Leandro Augusto, responsável também por dar voz a outros oito títulos de Augusto Cury, e de diversos outros conteúdos, presentes no catálogo da Ubook.
Como encontrar o material
Para ouvir o audiolivro Ansiedade não é necessário ser assinante da plataforma, mas, apenas, fazer o cadastro na Ubook, utilizando seu e-mail e criando uma senha. O cadastro pode ser feito acessando o site da empresa (www.ubook.com). Na parte superior direita, clicar em “Cadastrar Grátis” para inserir seus dados pessoais e criar um login e senha. É possível também baixar o aplicativo da Ubook na Apple Store ou no portal de serviço para Android.
Confira, a seguir, cinco conselhos de Augusto Cury para ajudar a controlar a ansiedade:
Exercícios físicos: os exercícios físicos nos possibilitam liberar endorfina, os famosos neurotransmissores que nos ajudam a liberar o estresse e aumentar os sentimentos de prazer. Neste período de confinamento, além de auxiliar na qualidade de vida, as atividades físicas nos ajudam a ganhar disposição e ânimo em nossas rotinas;
Seja Líder de si mesmo: estamos sendo bombardeados, diariamente, com diversas informações sobre a Covid-19 neste momento. Todo esse excesso de informações transforma nossas mentes em um depósito de dados que agita a mente humana, asfixia o prazer de viver e esgota o cérebro! Por isso, fique atento ao volume e também às fontes das informações que você consome. Muitas fake news divulgadas só estão servindo para aumentar o pânico entre as pessoas. Uma sugestão para enfrentar este período é: aprenda a utilizar a técnica DCD, que significa: duvide, critique e decida. Essa técnica de gestão da emoção que deveria ser feita no silêncio mental diariamente tem o seguinte princípio: DUVIDE de tudo aquilo que controla a sua emoção. CRITIQUE cada pensamento perturbador. Tudo são escolhas. DECIDA ser líder de si mesmo e gestor da sua mente. No audiolivro explicarei melhor!
Use a tecnologia conscientemente: por mais que possamos nos comunicar com pessoas de basicamente qualquer lugar do mundo, isso nos afasta cada vez mais daqueles que estão próximos e que, muitas vezes, são os que verdadeiramente precisam do nosso diálogo, elogios e um ombro para ouvir e o outro para chorar! Não use celular por, no mínimo, duas horas antes de dormir para não alterar a melatonina, que é a molécula de ouro para induzir e estabilizar o sono! Aproveite este momento para se conectar com quem está ao seu lado, e utilize a tecnologia para se informar corretamente e para focar nas notícias que são importantes para você;
Técnicas de relaxamento: aprender a desacelerar a mente é indispensável para todas as pessoas que desejam melhorar suas vidas. Isso porque ela nos torna pessoas mais abertas, conscientes, concentradas, focadas, relaxadas e motivadas para enfrentarmos cada novo dia;
Proteja sua mente: não compre aquilo que não te pertence, como ofensas, rejeições e problemas que você não criou. Seja um consumidor emocional responsável. Aprenda a abraçar mais e julgar menos. Abaixe o tom de voz quando alguém elevar o seu. Deseje conquistar o coração e não a discussão. Agradeça muito mais e reclame muito menos. Reclamar excessivamente estressa o cérebro!
Sobre Augusto Cury:
Dr. Augusto Cury é médico psiquiatra, pesquisador e escritor. Seus livros são publicados em mais de 70 países, e ele já vendeu mais de 30 milhões de livros somente no Brasil. O best-seller O Vendedor de Sonhos se tornou um filme e foi lançado nos cinemas em 2016.
fonte: assessoria de imprensa
Muito bom. Eu tenho 76 anos, nunca na minha vida que eu me lembre, fiquei depressivo. Tenho perna inquieta, hipertensão. Eu ajudo a limpar casa, passar ferro, lavar roupa, agora estou tentando ajudar minha síndica. Assisto luta de boxe e ufc na TV e filmes, só que durmo mais do que assisto. Rezo o terço e assisto missa do Menzoti. Levo tudo na gozação, parece que tenho um bom humor. Não vejo notícias, elas são alarmantes e nem política não tenho saco. Enfim não estou preocupado com porra nenhuma. Comprei uma máquina e corto cabelo em casa, faço o meu pé pois não posso ir no barbeiro e nem na podologia. Faço exercício na bicicleta ergo e só 200 abdominais. Qdo. Não dá certo e mando tudo pqp. Não me arrisco para não ser um perigo para minha mulher e outras pessoas, senão. Finalmente, não tenho medo de morrer. Abraços e beijos. Ia esquecendo, fui chefe escoteiro 17 anos. Bola pra frente que atrás vem gente.
Não sou velho, sou idoso, velho a gente joga fora.