“Alzheimer na periferia” _ documentário premiado está disponível gratuitamente. ASSISTA AQUI NO PLENA

Em setembro, mês do Alzheimer, população pode acompanhar documentário premiado que trata da doença na periferia

Malabar Filmes disponibiliza gratuitamente no YouTube seu documentário premiado em 6 festivais internacionais “Alzheimer na periferia”
Em setembro, mês do Alzheimer, a Malabar Filmes disponibiliza gratuitamente no YouTube seu documentário premiado ” Alzheimer na periferia”. A produção acompanhou a vida de cinco famílias que cuidavam de parentes acometidos pela doença nas áreas periféricas da cidade de São Paulo.

O longa com uma temática inédita investigou a vida dos cuidadores que sem recursos passaram a fazer grandes sacrifícios para dar assistência total a seus pais ou companheiros portadores de Alzheimer, uma doença que se acreditava ser de elite em função da subnotificação nas comunidades mais carentes do país.

O documentário com direção de Albert Klinke, sócio fundador da Malabar, argumento original de Jorge Felix, professor da USP em gerontologia, e roteiro de Thaís Bologna, ganhou seis prêmios em festivais internacionais ( veja lista abaixo). A produção que estreou no Espaço Itaú de Cinema ( shopping Frei Caneca) completou um ano sendo exibida nos circuitos universitários e no Vimeo.

“O objetivo desde o início era lançar luz sobre os cuidadores de familiares com Alzheimer que são profundamente impactados pela doença. E que carregam esse drama mesmo depois da morte do doente. Neste mês do Alzheimer queremos que mais pessoas tenham acesso a estas histórias invisíveis, e que as pessoas constatem a importância crucial dos aparatos de saúde pública e da solidariedade ainda mais num país que envelhece como o Brasil. Há duas semanas morreu o último dos cinco pacientes que fizeram parte da história”, diz Albert Klinke.

Prêmios “Alzheimer na Periferia”

The Indie For You Festival – Melhor documentário social – EUA (2020)

My True Story Film Festival – Melhor documentário – EUA (2019)

MovieScreenPro Film Festival – Melhor documentário sobre saúde – EUA (2019)

Overcome Film Festival – Melhor documentário – EUA (2019)

Festival Mundial de Cide de Veracruz – Melhor documentário – México (2019)

Festival Nacional de Cine de Huanuco – Menção honrosa – Peru (2019)

Seleções

Sacramento Underground Film & Arts Festival – EUA (2019)

Ciudad de Mexico International Film Festival – México (2019)

Festival de Cine Social y Derechos Humanos – Cine Otro – Chile (2019)

ASSISTA:

fonte – assessoria de imprensa

Deixe um comentário