Há vinte anos morria Cássia Eller

Posted by
Em 29 de dezembro de 2001, o Brasil perdia, de forma prematura, uma de suas vozes mais brilhantes: a cantora Cássia Eller, que morreu no auge do sucesso, após um ano inteiro em alta, aos 39 anos.  Um vozeirão, ao mesmo tempo, doce e selvagem. Tímida fora dos palcos, exuberante e atrevida quando estava sobre eles.

Cássia lançou cinco discos de estúdio, dois álbuns ao vivo e o excelente “Acústico MTV”, sucesso estrondoso em todo o país e responsável por levá-la aos que ainda não haviam se antenado para sua música diversa, que ia do samba ao rock, passando pela MPB, pelo blues e pela música francesa. Beatles, banda que a influenciou a pegar no violão aos 14 anos, Rolling Stones, Nirvana, Ataulfo Alves e Chico Buarque: tudo cabia na interpretação de Cássia Eller e tudo ficava bom.

Mãe de Francisco Ribeiro Eller, o Chico Chico,  fruto do seu relacionamento com o baixista Tavinho Fialho, Cássia nunca escondeu sua bissexualidade. Embora tenha vivido uma paixão com o músico, o amor da cantora sempre foi Maria Eugênia, com quem ficou até o fim da sua vida.

Uma vida breve e intensa…

Cássia Rejane Eller nasceu em 10 de dezembro de 1962 no Hospital do Exército de Campo Grande no Rio de Janeiro. Era filha de Nanci Ribeiro, dona de casa, e Altair Eller, sargento paraquedista do Exército. O nome foi sugerido pela avó, devota de Santa Rita de Cássia.

O interesse pela música começou aos 14 anos quando ganhou um violão de presente. Aprendeu a tocá-lo e a falar inglês através das músicas dos Beatles. Aos 18 anos chegou a Brasília, para onde sua família se mudou. Ali, cantou em coral, fez testes para musicais, e trabalhou em duas óperas como corista.  Despontou no mundo artístico em 1981, ao participar de um espetáculo de Oswaldo Montenegro. Um ano mais tarde, aos 19 anos, querendo sua liberdade pessoal, foi para Belo Horizonte atrás de um lugar para morar e um emprego, onde conseguiu assim que chegou, e passou a trabalhar como servente de pedreiro. “Fiz massa e assentei tijolos”, contava.

Cássia Eller, uma das maiores representantes do rock brasileiro dos anos noventa, foi eleita a 18ª maior voz e a 40º maior artista da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil.  Ela lançou cinco álbuns de estúdio em vida: Cássia Eller (1990); O Marginal (1992); Cássia Eller (1994); Veneno AntiMonotonia (1997) e Com Você… Meu Mundo Ficaria Completo (1999). Já seu sexto álbum de estúdio, ‘Dez de Dezembro’ foi lançado postumamente em 2002. O álbum mais bem-sucedido de Cássia foi o Acústico MTV (2001), com mais de 1 milhão de cópias vendidas e um prêmio Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock.

(Foto de abertura Antônio Milena)

  • Se gostou, por favor, curta e compartilhe. Obrigado!

Deixe um comentário