Pix: BC comunica vazamento de dados vinculados a 160 mil chaves.

Posted by

Banco Central (BC) comunica mais um vazamento de dados envolvendo PIX.

Desta vez o vazamento atingiu  informações cadastrais vinculadas a 160.147 chaves. De acordo com o BC, não foram expostos dados considerados “sensíveis”, e sim, informações de “natureza cadastral”. O alvo da brecha de segurança foi o Acesso Bank, banco digital que possui cerca de 5 milhões de clientes.

As chaves Pix que vazaram estavam sob responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento S.A (Acesso), e a brecha de segurança se deu devido a “falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento”, comentou o Banco Central em nota.

O vazamento ocorreu entre 3 e 5 de dezembro.

Ainda conforme o BC, não foram expostos pelo vazamento dados como senhas, informações de operações bancárias, saldo financeiros ou outras informações sob sigilo bancário. Ou seja, não foi um vazamento grave, de acordo com a autoridade financeira.

Vazamento do PIX inclui CPF e número de conta bancária

As informações dos usuários vazadas incluem nome, CPF, banco, número da agência e conta. Entretanto, o BC avisa que esses dados não permitem o acesso às contas bancárias dos titulares, nem a qualquer outra informação. As vítimas do vazamento serão notificadas exclusivamente pelo aplicativo ou site de sua “instituição de relacionamento”.

É importante ficar atento aos possíveis golpes de celular, tanto em ligação quanto por mensagens de texto. Nem o Banco Central ou os bancos participantes irão entrar em contato com as vítimas por aplicativos de mensagem — como WhatsApp e Telegram —, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

Gostou? Então, curta e compartilhe! Nós agradecemos!

Deixe um comentário