Iris Apfel: a ‘adolescente mais velha do mundo’ se foi, mas nos deixa um belo legado

Posted by

Conhecida pelo colorido de seu visual, a norte-americana que encarou sua velhice com graça e ousadia, pode nos ajudar a envelhecer de forma mais leve… quem sabe?

 

Você com certeza topou com a imagem de Iris Apfel por aí, em suas navegações digitais.  Afinal, era impossível não notar a exuberância de seus óculos redondos e de  suas joias coloridas e extravagantes.

Em uma sociedade na qual envelhecer é um (ainda e até quando ?) ato considerado inadequado, ela ousou continuar trabalhando, se deixando não só fotografar (!) como também fazendo questão de ser notada em toda sua exuberância.

Quanta coragem! Lembrando que em nossa sociedade tão moderna e avançada em termos de inteligência artificial, envelhecer ainda é um tabu e dos grandes! Todos os dias lemos matérias sobre atrizes e modelos de qualquer canto do planeta, reclamando por não receberem mais propostas simplesmente porque … envelheceram!

E dá-lhe cirurgias plásticas para tentar recuperar o rosto do passado… Nada contra cirurgias plásticas, por favor! Cada um envelhece como quer e como bem entende!

Só não dá para aceitar (nunca) que uma pessoa seja excluída do convívio social, seja impedida de voltar ao mercado de trabalho, de ter um relacionamento amoroso,  enfim, do que quer que seja, simplesmente porque está envelhecendo.

Sabemos que a imensa maioria de mulheres acima dos quarenta, cinquenta (e etc.), abandona seus sonhos, sejam eles quais forem, e aceita as limitações impostas pela sociedade porque, realmente, viver em constante confronto não é fácil.

Mas há aquelas que resistem, que persistem, que querem, sim, viajar, ter um novo emprego, sair de uma relação ruim e ficar sós, ou irem em busca de uma companhia, mesmo tendo que lidar com o preconceito escancarado de familiares, amigos, colegas e por aí afora.

O fato é que nossa sociedade ainda não consegue encarar o envelhecimento e o Brasil, país no qual a estética corporal sempre foi supervalorizada, é um dos que mais negam algo  que deveria ser encarado com naturalidade. Mas não é! É melhor esquecer que daqui a 30 anos teremos mais idosos do que jovens por aqui. É melhor continuar fingindo que a velhice nunca vai chegar e, quando e se chegar (só não envelhece quem morre jovem, é sempre bom lembrar), é melhor nem se olhar no espelho e pronto! 

É por tudo isso que uma mulher que ousa envelhecer chamando a atenção, se fazendo ouvir (Iris era influenciadora digital) merece, sim, todos os aplausos.  

Sobre a Iris, ela tinha 102 anos e em 2016, aos 95 anos,  disse à revista Harper’s Bazaar que a  “a aposentadoria é um destino pior que a morte”. Lembrando que  na ocasião ela andava bem ocupada e, apesar de ter perdido seu marido (depois de uma união que durou de 1948 até a morte dele, aos 100 anos) estava cheia de projetos. Nessa época, Iris havia lançado uma coleção de acessórios, uma coleção de roupas e outra de emojis para dispositivos digitais. Também trabalhava  em sua autobiografia.  Ah, e aos 97 anos, ela  assinou contrato com a IMG, uma das maiores agências de modelos do mundo, pois várias marcas a queriam como estrela de comerciais e campanhas publicitárias. Importante notar que Iris quebrou todos os paradigmas da profissão de modelo, foi até chamada de “starlet geriátrica” mas devolveu com humor dizendo : “sou a adolescente mais velha do mundo”. Talvez Iris Apfel nem tenha tido consciência do quanto sua postura ousada e criativa foi importante para que a velhice comece (quem sabe? Sonhar ainda é permitido rs) a ser vista de forma normal, como mais uma etapa da vida e pronto. Uma etapa que deve e pode ser vivida com interesse, curiosidade e desejo de fazer coisas.  

A seguir, veja algumas frases deixadas pela Iris  que a definem (é claro) e podem ajudar nessa tarefa: 

 “Quando você não se veste como todo mundo, você não precisa pensar como tudo mundo”

“Estar na moda e ter estilo são coisas completamente diferentes. É fácil pagar para estar na moda. Mas o estilo está no seu DNA, ele exige originalidade e coragem”

“Ao assumir riscos, o pior que pode te  acontecer é falhar. E isso não vai te matar”

“Eu gosto dos meus óculos com armação redonda, me fazem parecer uma coruja. Adoro!”

“Na moda é preciso chamar a atenção. Como quem diz: “Olá, cheguei!’”

“A diversidade é o tempero da vida”

“Quando vejo que cheguei aos 100 anos e continuo me comunicando com as pessoas é sinal que alguma coisa que eu fiz deu certo”

Se você gosta do nosso trabalho e pode contribuir para manter nossas atividades com qualquer valor, anote nossa chave pix ana.vargas@portalplena.com 

Você também fortalece quando lê, curte o PortalPlenaGente+ nas redes sociais e compartilha nosso conteúdo! A gente agradece!

Portal Plena Gente+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *