O incêndio no Hospital Geral de Bonsucesso-RJ tem um responsável: O Governo Federal.

Em 27 de outubro, o hospital federal de Bonsucesso, cidade do Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Saúde, foi atingido por grande incêndio, em um dos seus prédios. Ainda não há o número correto de mortos. Os depoimentos de médicos, funcionários e pacientes são aterrorizantes. Cirurgia interrompida, pacientes sendo levados para borracharia. Mais um drama que poderia ter sido evitado.

O Hospital é referência em procedimentos de alta complexidade, como transplante de órgãos.

Por duas vezes no ano passado, o Ministério da Saúde foi informado das precariedades do complexo hospitalar em relação às possibilidades de incêndio.

Os dois alertas foram feitos por ofício. Um enviado em 26 de agosto de 2019. O ofício era claro, apontando todos os problemas.

A Defensoria Publica da União, também relatou minuciosamente todos os problemas que colocavam em risco de incêndio o Hospital. Pediu, no mesmo documento, providências urgentes para saná-los, dado que era iminente um desastre.

Nada foi feito. O desastre aconteceu. Quem responderá pelo crime? Pois isso é crime. Crime causado pela irresponsabilidade e descaso.

Imagem: Reprodução TV Globo

Deixe um comentário