Alimentação, hidratação, cuidados com a pele e uma boa saúde bucal são alguns dos itens essenciais para manter a beleza em dia
Quando pensamos em beleza, primeiro temos que pensar em saúde. Para termos uma boa aparência, independente da idade, devemos ter em mente que os cuidados com o corpo são essenciais.
Uma boa aparência após os 60 anos é somente o reflexo dos hábitos da vida de uma pessoa até esse período. Mas, ao mesmo tempo que é possível ter uma aparência excelente, existem alguns fatores que são prejudiciais para que isto ocorra.
Se houve abuso de sol, álcool, cigarro, etc., por exemplo, a probabilidade de que se tenha manchas, vermelhidão, opacidade e perda de elasticidade na pele são muito altas.
Cuide-se de dentro para fora
Uma alimentação saudável e balanceada auxilia na produção de substâncias naturais da pele, como por exemplo, o colágeno. Este, por sua vez, ajuda na elasticidade e evita o aparecimento de rugas.
Uma dieta equilibrada também fornece os nutrientes necessários às células que realizam os processos fundamentais para garantir a saúde e o brilho da pele.
Alimentos ricos em vitaminas A e C são ótimos agentes para uma pele bonita e saudável. Isto por que, por conterem antioxidantes, neutralizam os efeitos nocivos do ambiente, tais como a poluição e a radiação ultravioleta.
Dentre os melhores alimentos para isso estão as folhas verdes, o melão-cantalupo, as frutas cítricas, o mirtilo, morango e pimentão.
Alguns nutrientes (veja abaixo) também, são fundamentais para o crescimento e saúde dos cabelos e unhas:
- Vitamina A: regula a produção sebácea, controlando a oleosidade do couro cabeludo. Evita que as células se degenerem e proporciona a elasticidade do fio. Mas deve-se ter cuidado: em excesso, a vitamina A pode causar a queda do cabelo.
- Vitamina B2: esta, favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas, sendo essencial para o crescimento do cabelo.
- Vitamina B5: fortalece o crescimento do cabelo e é um importante agente contra a queda capilar.
- Vitamina B6: exerce função na síntese da queratina substância fundamental para a saúde das unhas e cabelos.
- Ferro: uma pessoa carente de ferro muitas vezes apresenta queda de cabelos. Manter a ferritina (reserva de ferro) em níveis adequados é fundamental para que isso não aconteça.
- Zinco: fundamental para a saúde dos cabelos e unhas, já que participa da síntese de proteínas e está envolvido diretamente com o crescimento e multiplicação celular.
A importância do protetor solar
Para quem já está na fase dos ‘enta’ , o uso diário do protetor solar é fundamental. Este fator se dá não só por uma questão estética, mas também, pelo fato da radiação UVB ser a principal responsável pelo câncer de pele. O ideal é que o produto seja aplicado pela manhã e reaplicado ao longo do dia.
Vale lembrar que este produto deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele. Por exemplo, para peles oleosas são recomendados produtos em gel. Já pessoas que possuem a pele ressecada devem optar por loções mais cremosas.
Além dos fotoprotetores, existem no mercado diversos tipos de cosméticos com tecnologias sofisticadas que aliam a proteção solar a substâncias hidratantes e antifotoenvelhecimento.
Saúde bucal: outro aspecto essencial
Assim como com a pele e cabelos, existem fatores que contribuem para o enfraquecimento progressivo dos dentes e da gengiva após os 50 anos. Por isso, os cuidados da saúde bucal devem ser redobrados.
O ideal é que o paciente vá ao consultório odontológico pelo menos de duas vezes ao ano, podendo assim, realizar consultas frequentes e manter a saúde bucal sempre em boas condições.
Buscar por um bom plano de saúde dentário pode ser um facilitador dos cuidados com os dentes na terceira idade.
Quais as vantagens de possuir um plano odontológico após os 60 anos?
Para quem já está nessa faixa etária um plano de saúde odontológico possibilita o atendimento com médicos/dentistas especializados no tratamento para os problemas decorrentes do envelhecimento.
No caso de pessoas solteiras, é possível optar pelo convênio odontológico individual, já para aqueles que querem fechar um pacote para mais de uma pessoa, também existem ótimas opções de planos conjuntos.
Tratamentos clínicos
Existem alguns tratamentos que oferecem resultados eficazes no combate aos sinais de envelhecimento. Estes, por sua vez, devem ser realizados em clínicas dermatológicas que contém profissionais capacitados.
Vale ressaltar que somente o médico dermatologista poderá indicar o tratamento adequado para cada caso.
- Peeling Químico: este tratamento consiste na aplicação tópica de determinadas substâncias químicas capazes de provocar reações que vão desde a leve descamação até necrose da derme, com remoção da pele em diferentes graus. Ou seja, haverá descamação e troca de pele, técnica que favorece o tratamento de manchas, acne e envelhecimento cutâneo.
- Preenchimento: algumas indicações para o preenchimento cutâneo são rugas de repouso, sulcos da pele, delineamento dos lábios, aumento do volume dos lábios, cicatrizes de acne e cicatrizes em geral.
- Toxina Botulínica: produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, é responsável por provocar um relaxamento muscular por meio da inibição de uma substância química chamada acetilcolina, localizada na junção entre o nervo e o músculo.
- Laser: remove os tecidos envelhecidos com mínima lesão, sendo uma das técnicas mais modernas no tratamento de rugas faciais.
- Limpeza de pele: analisando o tipo de pele e a adequação aos cosméticos e princípios ativos, o profissional define qual a melhor limpeza a ser realizada, como por exemplo: assepsia, extração ou esfoliação.
Coloque essas dicas em prática!
Essas informações reforçam a ideia de que é sempre possível se sentir bem com a aparência independente da idade. O primeiro passo para isso acontecer é seguir no dia a dia uma alimentação saudável e principalmente, manter bons hábitos de vida.
**Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Ideal Odonto
fonte – assessoria de imprensa/foto de abertura fifty models