Exercícios físicos simples colaboram com o bem-estar físico e mental no isolamento

Neste momento, é preciso manter uma rotina de exercícios para conseguir lidar da melhor forma com o tempo em casa, sem nunca se esquecer da solidariedade

Cerca de um terço da população mundial está em isolamento. As medidas para conter a propagação da Covid-19 são necessárias, e quem tem essa opção, precisa adaptar a rotina aos dias em casa, seja fazendo home office ou de férias. O que não pode ocorrer é deixar de lado os exercícios, assim como a solidariedade.

“Manter uma rotina de exercícios em casa colabora muito com o bom estado físico e mental. As atividades promovem um gasto energético importante, melhoram o sistema imunológico e liberam hormônios do bem-estar. Além disso, trabalhar o corpo, a respiração, fazer alongamentos e fortalecimentos evitam que as dores e lesões se instalem”, explica a fisioterapeuta Gislaine Milena Marton.

Foi essa consciência que levou a fisioterapeuta a compartilhar um pouco de seu conhecimento e experiência com o próximo, mesmo sem sair de casa. “Vi um vizinho fazendo exercícios em sua varanda somente com o pé, e perguntei se ele precisava de ajuda. Assim, fiz uma aula (veja os links abaixo) da minha varanda para a dele, separados, mas juntos, e pude passar meu conhecimento e ajudá-lo nesse momento. Me senti muito bem e acredito que ele também”, conta ela.

Ela aproveitou para dar algumas dicas que todos podem seguir para manter o condicionamento em casa. De alongamento, a indicação é: “fique em pé, em frente a dois degraus de uma escada. Flexione os dois joelhos e coloque a mão sobre o segundo degrau, estenda os joelhos, permanecendo nessa posição por 1 minuto. Flexione novamente os joelhos, e vá com as mãos para o primeiro degrau, estenda-os novamente, permanecendo por mais 1 minuto. Faça isso todos os dias”, explica.

Já para melhorar e manter a postura, mesmo em casa, a indicação de exercício é ficar em pé, de costas para uma parede, com o corpo (quadril, costas e braços estendidos) encostados nela e os calcanhares a uma distância de 3 dedos do rodapé. Forçar apenas os braços estendidos contra a parede, e imaginar a cabeça como um “balãozinho de gás” subindo para o alto e contar até dez. Depois, relaxar os braços, mas sem sair da posição. Repita 5 vezes.

Já para fortalecer tornozelos, panturrilhas e joelhos, o exercício é o seguinte: “em pé, com as pernas alinhadas, pés bem apoiados e joelhos levemente flexionados, levante os calcanhares do chão, como se estivesse com um salto alto, e volte a abaixar. Repita esse movimento 10 vezes, lentamente. Na última repetição, mantenha o calcanhar no alto, flexione mais um pouquinho os joelhos, e se mantenha assim por 10 segundos. Descanse e faça a série duas vezes”, orienta a fisioterapeuta. “Realize esse exercício de frente para uma mesa, apoiando levemente as mãos, para manter o equilíbrio”, completa.

Links para vídeos:
http://www.i-mpr.com/s/0407/39.mp4
http://www.i-mpr.com/s/0407/3a.mp4

fonte – assessoria de imprensa

Deixe um comentário